Sáb , 24 Jun 2017 · 9:13hs.
Santa Fe - Argentina - A. Latina
T: °C   H: % // extendido

Agenda

05.10.2015 05:00  » 

Irga participa do dia do Arroz na Expocamaquã 2015

 

O Instituto Rio Grandense do Arroz participa nesta sexta-feira (02), do Dia do Arroz, durante a Expocamaquã 2015, que ocorre de 29 de setembro a 10 de outubro no Parque de Exposições Dorval Ribeiro. A iniciativa é do Instituto juntamente com o Sindicato Rural, Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, Associação dos Arrozeiros, Associação dos Usuários do Arroio Duro (AUD).

A programação inicia às 11h com abertura e homenagem ao engenheiro agrônomo Selênio Simões de Oliveira e em seguida, ao meio-dia, ocorre almoço, com carreteiro preparado pela equipe de Gastronomia e Eventos do Irga. Às 14h, ocorre dinâmica de máquinas agrícolas pela Fortral Comércio de Máquinas e Equipamentos Agrícolas (New Holland) e Lidermaq Sistemas Mecanizados (John Deere). No mesmo horário, ocorrem as palestras “A importância do arroz na alimentação” com a nutricionista do Irga Cleusa Amaral e “Campo e Saúde”, com a enfermeira Fernanda Patricia Sinhoreli, instrutora do Senar-RS.

Às 16h, o diretor comercial do Irga, engenheiro agrônomo Tiago Sarmento Barata fala sobre “Custo de Produção” e às 17h, o engenheiro agrônomo da Estação Experimental do Arroz do Irga, Claudio Ogoshi aborda “Doenças do arroz e seu controle”. Em seguida, às 18h, o economista chefe da Assessoria Econômica da Farsul, Antônio da Luz realiza palestra sobre “Análise e perspectivas para os Mercados e para os custos de arroz e soja”.

O 3º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) de Camaquã divulga no evento, em vitrine tecnológica, três novas variedades de arroz desenvolvidas pelo Irga IRGA 424 RI, 429 e 430. As variedades foram semeadas no dia 25 de agosto e durante a feira recebem os manejos adequados de acordo com o estágio, como por exemplo, aplicação da primeira dose do fertilizante nitrogenado de cobertura e entrada da água.